quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Valeu, Luiz Carlos da Vila!


Nesta segunda-feira (20), recebemos uma triste notícia. Faleceu o grande compositor Luiz Carlos da Vila. Uma grande perda, não só para o samba, mas para a música brasileira. Internado desde setembro no Hospital do Andaraí, ele enfrentava uma batalha contra um câncer no intestino.

Compositor de rara sensibilidade, Luiz Carlos da Vila soube cantar o subúrbio como poucos. Canções como "Doce Refúgio" traduziram com exatidão o clima amistoso e alegre dessa região do Rio de Janeiro.

O "da Vila", na verdade, não vem de Vila Isabel, como muitos pensam, mas sim de Vila da Penha, bairro onde o sambista viveu por muitos anos. Compositor de vários sucessos, como "O Show tem que continuar" (junto com Arlindo Cruz e Sombrinha), "Além da Razão" (junto com Sombra e Sombrinha) e "O sonho não acabou", Luiz Carlos da Vila experimentou a emoção de ver a Vila Isabel campeã do grupo especial, pela primeira vez, com "Kizomba, a festa da raça", samba-enredo que compôs juntamente com Rodolpho de Souza e Jonas Rodrigues.

Quando trabalhei no Centro da cidade, às vezes passava por ele na rua Santa Luzia. Provavelmente, estava vindo do escritório da ECAD, que ficava próximo (Av. Almirante Barroso). E eu, agora me arrependo, não tinha coragem de falar com ele. Falar o quanto suas músicas foram importantes para mim, para a minha família. Que elas serviram como trilha sonora para muitos momentos de alegria.

É isso. Para encerrar, deixo a letra de "A Oitava Cor" (dele, junto com Sombra e Sombrinha), uma música que lembra minha infância. Talvez a que mais lembre.

"Mais é muito mais
Que o calor de uma fogueira
Que os vendavais que abalam as Cordilheiras
Pois entre nós o amor não é de brincadeira, viu?
É ter a mão fruta do pé do fundo de quintal
Não é a emoção das nuvens de algodão que vem e logo vão
É muito mais que os carnavais
Não acaba quarta-feira
Os nossos ais se perderam na poeira
Pois entre nós o amor não é de brincadeira, viu?
É a canção de amor e fé de um mundo sem igual
Aquela emoção inteira
Pois é assim o nosso amor
Do arco-íris a oitava cor
O presente ao céu, supra sumo do mel
Acalanto que faz dormir em paz
Pedra preciosa, enfim que nos achou
E ficou mais rica com o nosso amor
O divino troféu para o menestrel
Que é cantar o amor que é mais"



sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A "visão suburbana" de Gabeira


Os candidatos à prefeitura do Rio, Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), seguem em disputa acirrada no segundo turno das eleições. No 1° turno, Paes obteve 31,98% dos votos válidos contra 25,61% de Gabeira, o segundo colocado. Os 625.237 eleitores de Marcelo Crivella (PRB) - terceiro na preferência dos cariocas - decidirão o pleito, sem dúvida. A grande questão é como conquistar esse eleitorado, que é, em boa parte, composto por evangélicos e pessoas desprovidas de recursos.

Em relação a isso, Gabeira parece ter dado um mau passo. O candidato foi flagrado por repórteres durante conversa ao telefone com o vereador Stepan Necessian (PPS), na qual afirmaria que a vereadora Lucinha (PSDB) possuia uma "visão suburbana" a respeito da construção de um aterro sanitário no bairro de Paciência, na Zona Oeste. Também teria dito que a parlamentar era uma "analfabeta política".

Uma das interpretações possíveis é a de que o candidato associa ignorância política ao fato de se viver no subúrbio. E, não tenham dúvidas, muitas pessoas entenderão dessa maneira. O prejuízo à campanha de Gabeira, que desde o começo das eleições preocupou-se em provar que sua visão política ia além da zona sul, será inevitável.

É interessante, também, analisar o enfoque dado à notícia pelos principais jornais cariocas. O DIA buscou opiniões de personalidades cariocas assciadas ao subúrbio, como o sambista Noca da Portela e o DJ Malboro; o Extra limitou-se a reportar a notícia. Chama a atenção, no entanto, a postura do Jornal O Globo: a parte polêmica das declarações, ou seja, o uso da expressão "visão suburbuna", não foi abordada. Estranho não?

E vocês? O que acharam das declarações de Gabeira? Postem comentários!