sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Trem: a babel suburbana

Acho que nenhum meio de transporte carioca é mais interessante que o trem. É o Rio de Janeiro no que tem de melhor e pior. A mistura de pessoas dos mais variados pontos do estado transforma a "minhoca de metal" (Fala Rappa!) em uma babel suburbana.

Camelôs que vendem de tudo, evangélicos tentando ganhar almas (cuidado! o vagão deles é o segundo), isso sem falar nos francos-atiradores - aquelas figuras engraçadas que aparecem de vez em quando.

Pois bem: estava eu, nesta manhã de sexta-feira, no trem que parte de Deodoro às 07:03 rumo à Central, quando a composição chegou à estação de Engenho de Dentro - que está sempre lotada. Explico: caso os distintos não saibam, Engenho de Dentro serve como transferência para que as pessoas que vieram no trem direto (que só para nas estações principais) possam trocar para o parador (que como o nome já diz, para em todas). Devido a isso, a galera que trabalha no Méier desce no Engenho de Dentro e pega o parador para desembarcar na estação seguinte - o que torna a plataforma um verdadeiro inferno. O trem enche absurdamente e demora a seguir viagem, pois o maquinista só parte depois que todas as portas estão fechadas - no que faz muito bem.

Hoje aconteceu o que acontece sempre: uma confusão, empurra-empurra e nada do trem seguir. Depois do maquinista dar esporro, descobriu-se a causa da demora. Uma mulher, na ânsia de embarcar, conseguiu entrar, mas sua bunda não. (deveria dizer nádegas? postem comentários)

Sem sacanagem, ela travou a porta!

Aí, meu irmão...Virou festa. Zoação geral até o Méier.


5 comentários:

Manoela Cabral disse...

Oi, achei o seu post muito divertido!!! Realmente quem mora ou trabalha longe já está acostumado a ver várias situações durante a "viagem". Eu nunca vi ninguem travar uma porta com o "Bumbum", se essa mulher conseguiu fazer isso, o trem devia estar muito cheio ou entao... era muito grande !!! Acoitada deve ter ficado envergonhada e irritada já que foi ouvindo piadinhas ao longo do percurso!!!

Unknown disse...

Haha mto boa essa... Eu já vi umas coisas assim no metrô qndo entra aquela galera fazendo "baldiação".
bjosss

Marcos Ruler disse...

Cara, eu acho que foi uma tia minha. Parente é foda! Só faz vergonha.
Realmente, o trem é uma Babel, tem de tudo. Imagina no ramal de Belford Roxo, sábado de manhã?
Até, Marcos.

Marcelo Guimarães disse...

Manoela, por incrível que pareça a sem-vergonha não ficou constrangida.
Acho até que ela ficou orgulhosa! hahahaha.
É verdade Bruna, casos como esse acontecem o tempo todo nos transportes coletivos. Baldeação é o caos!!!!!!
Podes crer Marcos, deve ser um inferno. Aliás, muito maneira essa sua caricatura, hein? Quem fez?

Abraço.

Ruy Nakajima disse...

A que ganhou foi o "Bumbum" da Manoela, e ainda com letra maiúscula pois é um nome próprio de cada um. Uma delicadeza! Nada mais adequado para acalmar o ânimo do trabalhador desgraçado que esta sempre sofrendo nesse vai e volta da vida. Delicadeza e educação. Mas como todo cidadão carioca com muito bom humor.

E olha que eu não sou tão zona norte assim.

Desculpe a intimidade, mas quando estamos todos no "aperto" e sofrendo e vivendo junto acho que pode, né!
...com todo o respeito Manoela, é claro!

Paz